Quem sou eu

Minha foto
Mogi das Cruzes, SP, Brazil
Ah se alguém me desse à chance de estar contigo outra vez... Não seria como antes quando acreditava em para sempre. E só de lembrar que eu tocava o céu sobre os ombros de um gigante... Arrepio-me à medida que meu olhar torna-se úmido e quente Hei gigante sei da tua proteção mesmo tão distante Hei gigante em qual estrada ficou perdida minha chance De dizer o quanto você foi imensamente grande De dizer o quanto foi enormemente importante Ah se alguém me desse à chance de regredir por um instante Não seria como antes quando acreditava em para sempre. E só de lembrar do teu sofrimento meu olhar torna-se úmido E eu me pergunto: por que a finitude tem lágrimas e sangue?

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Que tipo de ciência é, afinal, a Psicanálise?

                                          ( Isto não é um cachimbo - Renné Magritte )

O artigo científico "Que tipo de ciência é, afinal, a Psicanálise?" do Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Renato Mezan argumenta contra as críticas à cientificidade da Psicanálise. Tais críticas argumentam que a Psicanálise, supostamente, tem pouca eficácia terapêutica e sua teoria é improvável. Não obstante, a teoria de Freud era, para ele, parte das ciências naturais. Assim, o autor procura nos colocar no contexto de Freud para validar a afirmação do pai da Psicanálise. Fazendo, inclusive, um pararelo com a teoria da evolução de Darwin. Segue o link: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1517-24302007000200005&script=sci_arttext&tlng=en


Referência Bibliográfica:

MEZAN, Renato. What type of science, in the end, is Psychoanalysis?. Nat. hum.,  São Paulo,  v. 9,  n. 2, dez.  2007 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302007000200005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  24  fev.  2011.

Nenhum comentário: